Conhecida por ser o Anjo Bom da Bahia, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, sempre se destacou por declarações firmes, cheias de amor, fé e devoção. O G1 listou treze frases ditas por Irmã Dulce em vida. Confira:
"Procuremos viver em união, em espírito de caridade, perdoando uns aos outros as nossas pequenas faltas e defeitos. É necessário saber desculpar para viver em paz e união."
"O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode, sim, vencer o egoísmo."
"No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão."
"Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura."
"Deus não atende a todos? Ele recusa alguma coisa, quando pedimos com fé, esperança? Como vamos recusar alguma coisa ao nosso semelhante, ao nosso próximo?"
"Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala"
"Eu não tenho, graças a Deus, nenhum sentimento de vaidade. Seria até um contrassenso da minha parte. Se eu sei que é Deus quem faz tudo?"
"A providência divina é que mantém, que toma conta, que dirige. A gente aqui é somente um instrumento bem fraco nas mãos de Deus."
"Não entro na área política, não tenho tempo para me inteirar das implicações partidárias. Meu partido é a pobreza. A minha política é a do amor ao próximo."
"É preciso acreditar e ter a certeza de que nada é impossível aos olhos de Deus. Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente."