Parlamentares do Arizona aprovaram um projeto de lei que, se promulgado, impedirá atletas biologicamente homens de competir no esporte feminino.
A Câmara do estado norte-americano aprovou o Projeto de Lei 2706, também conhecido como Lei “Salvem os Esportes Femininos”, em votação de 31 a 29.
Segundo os autores, o projeto exige que qualquer esporte existente ou praticado nas e entre escolas seja supervisionado pelas escolas para designar esportes de meninos e meninas com base no sexo biológico.
“Equipes atléticas ou esportes designados para mulheres ou meninas não estarão abertos para estudantes do sexo masculino”, diz o texto da lei aprovada.
“Se contestado, pode-se estabelecer o sexo do aluno apresentando uma declaração médica assinada que indica o seu sexo com base em uma análise da composição genética do aluno”.
Uma das principais articuladoras do projeto, a deputada republicana Nancy Barto, que apresentou o projeto, disse que o PL 2706 avançou com justiça, considerando as diferenças biológicas documentadas entre os sexos.
“É por isso que separamos os esportes masculino e feminino. E é por isso que as mulheres têm sido tão bem-sucedidas em alcançar a grandeza no campo e todos os benefícios que a acompanham”, concluiu.